É Proibido Fumar

Ficha Técnica

Diretor: Anna Muylaert
Roteiro: Anna Muylaert
Elenco: Paulo Miklos, Gloria Pires, Dani Nefussi, Paulo César Peréio, Marisa Orth, Alice Giordano, Antonio Abujamra
Fotografia: Jacob Solitrenick
Montagem: Paulo Sacramento
Produção: Maria Ionescu, Anna Muylaert, Sara Silveira
Trilha Sonora: Márcio Nigro
Duração: 86 min.
Ano: 2008
País: Brasil
COTAÇÃO: MUITO BOM

A opinião

O grande vencedor do Festival de Brasília deste ano, com oito prêmios (melhor filme, roteiro, atriz, ator, atriz coadjuvante (Dani Nefussi), direção de arte,trilha sonora e montagem) e participante do Festival de Havana, em Cuba, arremata troféus e elogios, merecidos, por onde passa.

Aborda as idiossincrasias e verdades razinzas absolutas de Baby (Gloria Pires), uma professora de violão, romântica e solitária, que deseja ardentemente viver uma grande paixão.Com a mudança de Max (Paulo Miklos), um músico de bar recém-separado, para o apartamento contíguo ao seu, Baby tem a chance de realizar seu sonho. Para conquistar o amor, ela faz um grande sacrifício e abandona seu antigo companheiro, o cigarro. Quando o amor parece finalmente ter acontecido em sua vida, Baby descobre que está sendo traída. Em meio a decepção e uma forte crise de abstinência de nicotina, ela entra em um espiral de ciúmes que a levará a conhecer os lados mais sombrios de seu coração.

O longa apresenta uma narrativa nostálgica dos anos setenta em suas imagens e objetos de cena. "Os anos setenta foi o futuro, passaram quarenta anos e o mundo voltou para trás", diz-se explicitando a atmosfera que deseja transmitir.

A diretora realiza um projeto família, desmascarando a hipocrisia e humanizando a solidão crônica de seus personagens, que criam escapes e catarses para a própria sobrevivência da existência. É um filme de instantes. Com manias, fofocas, Tv fama do Nelson Rubens, confrontos quase patéticos e ingênuos e fotos mostradas na abertura de momentos felizes. Mas sem o clichê básico da caricatura. A inteligência do espectador é respeitada, que transforma-se em um cúmplice da trama. Pode-se dizer que é um documentário da imagem, muito parecido com "Durval Discos", mas, infinitamente, melhorado. A camera comporta-se de forma alternativa e não convencional (com inclusões de gravações de cameras de segurança). Inova nos movimentos e enquadramentos. Há o retrato de um cotidiano com suas frustrações, amarguras e defesas próprias de aceitar o que realmente é. As dúvidas de escolhas reais são varridas para debaixo do tapete, importando-se com os pequenos detalhes que regem a vida para esquecer-se dos maiores.

De Chico Buarque a Jorge Ben Jor na trilha sonora, não é sobre o cigarro. Não é sobre parar ou não de fumar. Mesmo com a passagem de "O cigarro parece meu amigo, mas é meu inimigo", não é levantada a bandeira do proibido. Simplesmente, o cigarro é um elemento de cena, não julgado em certo e ou errado, apenas cria o elo dentro da história.

É proibido Fumar perde-se no momento dos diálogos entre Marisa Orth e Glória Pires, deixando a ação surreal e não real, não convencendo e destoando do contexto. Porém, essa parte não atrapalha, nem um pouco, o andamento e o ritmo que continua métrico, perfeito, com o humor na medida certa.

As intrerpretações de Glória Pires e Paulo Miklos estão excelentes. Até Pitty que faz uma participação está muito bem. A montagem de Paulo sacramento é um dos pontos altos deste longa. É um filme único, ímpar, sério, leve até quando a reviravolta torna-se tensa, engraçado quando tem que ser, cruel, de humor negro que aprofunda os personagens sem demonstrar amadorismo, sensível, delicado, real, humano, sincero, despretensioso e extremamente bem feito. Por tudo isso, merece ser visto. Recomendo.

Aguardem até os créditos finais. Há uma supresa, que como não sei guardar segredo, contarei. Glória Pires cantando Tatuagem de Chico Buarque.

A Diretora

Anna Muylaert estudou cinema na Escola de Comunicação e Artes da USP. Como roteirista participou das equipes de criação dos programas Mundo da Lua (1991) e Castelo Rá-tim-bum (1995) da TV Cultura, Disney Club (1998), do SBT, e Um menino muito maluquinho (2006), da TVE Brasil, alem de ter escrito o episódio do Open a Door :"O menino, a favela e as tampas de panela", dirigido por Cao Hamburger.

Em 2005 foi co-roteirista da série Filhos do Carnaval, da HBO, e fez o último tratamento do roteiro do filme O ano em que meus pais saíram de férias, ambos dirigidos por Cao Hamburger. Em 2007 colaborou nos roteiros da Série "Alice" , direção Karim Ainouz, produção Gullane filmes/ HBO. Escreveu o roteiro do filme "Quanto dura um amor?" em parceria com Roberto Moreira.
Como diretora, dirigiu vários curtas, entre eles "Rock Paulista", A origem dos bebês segundo Kiki Cavalcanti (1996) e os longa-metragem Durval Discos (2002), prêmio de melhor filme e melhor diretor no 30º Festival de Cinema de Gramado e , este em 2009, "É Proibido Fumar" com Gloria Pires e Paulo Miklos. Em 2009 dirige também o telefilme "Para aceita-la continue na linha" , em produção com Gullane filmes.

A Atriz

Glória Maria Cláudia Pires de Moraes (Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1963) é uma atriz brasileira. Filha da produtora e empresária Elza Pires e do ator Antônio Carlos Pires, tem uma irmã chamada Linda Pires. Na década de 1970, namorou o filho de Chico Anysio, Anizinho (Nizo Neto). Já foi casada com o ator e cantor Fábio Jr, pai de sua filha, Cléo Pires, que hoje também é atriz. Atualmente, é casada com o músico Orlando Morais, com quem tem três filhos, Antonia (1992), Ana (2000) e Bento (2004).

Filmografia

1981 - Índia, a Filha do Sol .... Índia
1984 - Memórias do Cárcere .... D. Heloísa
1987 - Besame Mucho .... Olga
1988 - Jorge, um Brasileiro .... Sandra
1995 - O Quatrilho .... Pierina
1996 - O Guarani .... Isabel
1997 - Pequeno Dicionário Amoroso .... Bel
2001 - A Partilha .... Selma
2006 - Se Eu Fosse Você .... Helena / Cláudio
2007 - O Primo Basílio .... Juliana
2009 - Se Eu Fosse Você 2 .... Helena / Cláudio
2009 - É Proibido Fumar .... Baby
2010 - Lula, o filho do Brasil.... Dona Lindu

O Ator

Paulo Roberto de Souza Miklos nascido em São Paulo, 21 de janeiro de 1959.Em 2001 iniciou a carreira de ator. Paulo é casado desde 1982 com Rachel com quem tem uma filha, Manoela, nascida em 1983. Desenvolve carreira solo paralela aos Titãs com o seu Power Trio.

Filmografia

2009 - É Proibido Fumar .... Max
2007 - Estômago .... Etecétera
2006 - Boleiros 2 .... Lauro
2001 - O Invasor .... Anísio