Diretor: Roman Polanski

"Cada filme que eu faço representa um afastamento para mim. Eu levo tanto tempo para produzir um filme, que quando começo o próximo, já sou um homem diferente." (Roman Polanski)

"Aos olhos de muitas pessoas, eu passo por uma espécie de gnomo e de depravado, mas meus amigos, e as mulheres de minha vida, sabem ao que se ater", escreveu, em 1984, em sua autobiografia "Roman".

Roman Rajmund Polański nasceu em Paris, 18 de agosto de 1933. É cineasta, produtor, roteirista e ator franco-polonês. Polański iniciou sua carreira na Polônia. Foi premiado com a Palma de Ouro do "Festival de Cannes" e com o "Oscar" de melhor diretor, ambos por seu filme "O Pianista", de 2002, que tem como pano de fundo o Gueto de Varsóvia, onde esteve na infância, como judeu na Polônia ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Ao final da guerra estudou na Polônia, tendo concluído estudos na escola de cinema de Łódź, em 1959.Seu primeiro filme de longa-metragem, realizado em 1962 e falado em polonês, "A Faca na Água", recebeu boa acolhida da crítica e o lançou numa carreira internacional dirigindo filmes em inglês e francês.

Trabalhou como ator nos filmes "Uma Simples Formalidade" (1994), do diretor Giuseppe Tornatore, "O Inquilino" (1976), do próprio, e "Dança dos Vampiros" (1967), também dirigido por ele. Casado com a atriz francesa Emmanuelle Seigner desde 1989, entre seus principais trabalhos estão Repulsa ao Sexo, O Bebê de Rosemary e Chinatown .

Polański é um diretor perfeccionista, competente e também conhecido por suas polêmicas, turbulenta e controversa vida pessoal. Em 1969, a sua grávida esposa, Sharon Tate, foi assassinada pela Família Manson. Em 1977, ele foi condenado por abuso sexual de menores, que o fez fugir dos Estados Unidos e é atualmente (desde 26 de setembro de 2009) sob prisão na Suíça, dependendo do processo de extradição.

Polańskifez o primeiro longa-metragem, "Knife in the Water" (1962), feito na Polónia, Polanski ganhou sua primeira indicação ao Oscar (de Melhor Filme Estrangeiro, 1963). Polanski deixou a Polônia comunista para viver na França há vários anos, antes de se mudar para a Inglaterra, onde colaborou com Gérard Brach em três filmes, começando com o Repulsion em 1965. Em 1968 mudou-se para os EUA., dirigindo o filme de terror "Bebê de Rosemary" de 1968, em Hollywood. Depois de fazer vários filmes independentes, Polanski voltou a Hollywood em 1973 para fazer "Chinatown" para a Paramount Pictures, com Robert Evans como produtor. O filme foi indicado para um total de 11 Oscars, estrelas como Jack Nicholson e Faye Dunaway ambos receberam indicações para seus papéis. O roteiro de Robert Towne ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Original. A principal crítica e sucesso de bilheteria da época de sua estreia no verão de 1974, "Chinatown" é considerada a maior realização de Polanski como cineasta.

Em 1977, Polanski foi detido em Los Angeles e se declarou culpado de relações sexuais ilegais com menores, de uma garota de 13 anos (na época ele próprio tinha 43 anos). Nos depoimentos, a menor acusou-o de drogá-la com Champanhe e Methaqualone.

Liberado após 42 dias, de uma avaliação psiquiátrica, Polanski fugiu para a França e teve um mandado de detenção pendente desde 1978. Polanski por muitos anos evitava visitas aos países que eram suscetíveis de extraditá-lo, como o Reino Unido. Como um cidadão francês, foi protegido na França pela extradição limitada do país com os Estados Unidos.

Em 26 de setembro de 2009, ele foi preso, a pedido das autoridades americanas, pela polícia suíça, na chegada no aeroporto de Zurique durante a tentativa de entrar na Suíça para pegar uma realização da vida "Golden Icon Award" do Festival de Cinema de Zurique.

Depois de fugir para a Europa na sequência da sua condenação nos Estados Unidos em 1977, Polanski continuou a dirigir filmes, embora não houvesse quase uma pausa de sete anos entre 1979 a "Tess" (um drama romântico adaptado da novela de Thomas Hardy Tess, de 1891, do Urbervilles, dedicado à memória de sua falecida esposa, Sharon Tate) e "Os Piratas" em 1986, uma comédia de aventura.

O mais notável de seus filmes mais tarde é "O Pianista", a Segunda Guerra Mundial - set adaptação da autobiografia de mesmo nome de músico judeu-polonês Wladyslaw Szpilman, cujas experiências têm semelhanças com o próprio Polanski (Polanski, como Szpilman, escapou do gueto e campos de concentração, enquanto os membros da família não). O filme ganhou três Oscar, incluindo Melhor Diretor (2002), d'o Festival de Cannes Palma de Ouro (2002), e sete Césars francês, incluindo Melhor Filme e Melhor

Diretor. Ele também fez trabalhos ocasionais no teatro.Polański nasceu em Paris com o nome de Rajmund Liebling, filho de Ryszard Polański (também conhecido por Ryszard Liebling), de religião judaica, e Bula Polański (nome de solteira Katz), uma católica. Em 1937, a sua família voltou à Polônia. A sua mãe morreu num campo de concentração, mas ele conseguiu evitar a prisão e o envio aos campos escapando do Gueto de Varsóvia, e passou a Segunda Guerra Mundial em fuga permanente, de um lugar para o outro.

Recentemente, a atriz Charlotte Lewis se manifestou a favor da extradição de Roman Polanski para os EUA com o argumento de que ela também teria sido vítima de estupro por parte do diretor em 1986.

Filmografia

1962 - Faca na Água
1964 - As Maiores Trapaças do Mundo
1965 - Repulsa ao sexo
1966 - Armadilha do Destino
1967 - Dança dos Vampiros
1968 - O Bebê de Rosemary
1971 - Macbeth
1973 - Que?
1974 - Chinatown
1976 - O Inquilino
1979 - Tess
1986 - Piratas
1988 - Busca Frenética
1992 - Lua de Fel
1994 - A Morte e a Donzela
1999 - O último portal
2002 - O Pianista
2005 - Oliver Twist
2007 - Cada um no seu Cinema (segmento Cinéma erotique) 2010 - O Escritor Fantasma
2010 - Smoke on The Water