Descobrindo o Cinema Filipino

As Filipinas são um vasto arquipélago da Insulíndia delimitado pelo Mar das Filipinas a leste, Mar de Celebes e Mar de Sulu a sul e Mar da China Meridional a oeste. O Estreito de Luzon, a norte, separa as Filipinas de Taiwan, o Estreito de Balabac, a sudoeste, é uma das fronteiras marítimas com a Malásia, e há também fronteira marítima com a Indonésia, a sul. Também Palau se situa nas imediações, para sueste. A sua capital é Manila. O nome oficial do país é República das Filipinas. Ao contrário dos demais países da Ásia, as Filipinas são um país majoritariamente cristão.

O cinema filipino é a mais jovem das artes filipinas , e ainda é considerada como uma das formas populares de entretenimento entre os filipinos. Emprega diretamente cerca de 260 mil filipinos, e gera 1,5 bilhões das receitas anualmente.

Os anos de formação do cinema filipino, a partir da década de 1930, foram um tempo de descobrir o filme como um novo meio de expressar obras. Scripts e caracterização de filmes vieram do teatro popular e da literatura local familiar. Filmes nacionalistas também foram bastante popular, apesar de serem rotulados como sendo demasiado subversivos.

A década de 1940 e a guerra trouxeram para o cinema filipino a consciência da realidade. Temas de filmes compostos principalmente de guerra e heroísmo tinham provado ser um enorme sucesso entre público local.

A década de 1950 viu a primeira idade de ouro do cinema filipino, , com o surgimento de maturidade artística e mais filmes, e uma melhoria significativa nas técnicas cinematográficas entre os cineastas. O sistema de estúdio produziu frenética atividade na indústria cinematográfica local, muitos filmes foram feitos anualmente e vários talentos locais começaram a ganhar reconhecimento no exterior.

Premiações foram inicialmente instituídas durante este período. Quando a década estava chegando ao fim, o monopólio do sistema de estúdio ficou sob cerco , como resultado da gestão de conflitos, trabalho, e em 1960, a arte criada nos anos anteriores já estava em declínio. Esta época pode ser caracterizada pelo mercantilismo desenfreado, fã de filmes, filmes soft porn, filmes de ação e western spin-offs.

A década de 1970 e 1980 foram considerados como turbulentos anos da indústria, trazendo mudanças positivas e negativas. Os filmes neste período agora tratados temas mais grave era a seguinte Lei Marcial. Além disso, os filmes de ação e sexo desenvolvidos introduzir mais fotos explícitas. Esses anos também trouxe a chegada do cinema alternativo e independente, nas Filipinas.

A década de 1990 viu surgir a popularidade dos filmes de massacre, teen-oriented comedies românticos, bem como a anatomia, descobrindo filmes para adultos, embora ainda slapsticks desenhar um grande público. Gêneros de décadas anteriores tinha sido reciclado com quase as mesmas histórias, e as equipas de amor, que tinha sido popular no passado, tornou-se reencarnada.

O Brasil, sendo um dos primeiros a indústria cinematográfica da Ásia, continua a ser incontestável em termos de mais alto nível da admissão no teatro do Sudeste Asiático. Ao longo dos anos, porém, a indústria cinematográfica tem registrado um declínio constante do visionamento do filme de 131 milhões em 1996 para 63 milhões em 2004.

A partir de uma alta de 200 filmes por ano durante a década de 1980, o país é o filme indústria caiu para perfazendo um total de 56 novos filmes em 2006 e cerca de 30 em 2007. Embora a indústria tenha sofrido tempos turbulentos, o século 21 viu o renascimento do cinema independente através do uso de tecnologia digital, e uma série de filmes, mais uma vez ganhou reconhecimento e prestígio internacional.

A cinematografia das Filipinas tem se destacado em prestigiados festivais internacionais nos últimos anos, comprovando a potência do cinema de um país que, assim como o Brasil, em meio a dificuldades, vem transformando e divulgando a sua realidade por meio da arte.

Exibindo os filmes mais importantes da nova geração, bem como alguns clássicos ainda inéditos no Brasil, a mostra Descobrindo o Cinema Filipino, realizada pelos Centros Culturais do Banco do Brasil em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, introduz no Brasil este cinema tão potente e praticamente desconhecido do público brasileiro. A mostra exibe mais de 30 títulos dos cineastas mais representativos da antiga e da nova geração, como Raya Martin, Brillante Mendoza, Lav Diaz, Lino Brocka e Ishmael Bernal – estes últimos com produções referenciais dos anos 1970 e 1980 –, compondo o mais amplo panorama da produção cinematográfica das Filipinas exibido no Brasil.

Com a realização dessa mostra, o Centro Cultural Banco do Brasil pretende, além de dar visibilidade ao cinema emergente internacional, contribuir para a reflexão sobre as condições do próprio cinema nacional.

Marcadores: , ,