O Vento (curta)

Ficha Técnica

Direção: Marcio Salem
Roteiro: Marcio Salem
Elenco: Vivianne Pasmanter, Zecarlos Machado, João Guilherme Ávila, Marcos Mello, Débora Duboc, Otto, Paixão de Jesus, Eduardo Parisi, Marina Ballarin, João Paulo Dacchioni, Renata Fasanella, Mauro Schames
Fotografia: Marcelo Trotta
Montagem: Christian Grinstein
Música: Beth Gibbons
País: Brasil
Ano: 2009
Duração: 15 minutos


A opinião

“É uma fábula cuidadosamente produzida. Uma cidade sem vento e o sonho de um menino em voar”, disse o diretor na apresentação de seus curta no Cinema Odeon. O aquecimento global é o mote para contar a trama fantasiosa. Com fotografia saturada e acinzentada, busca-se a não cor, quase sépia, para retratar os personagens. Há a metáfora do vento para respira. Sem ele o sufocamento. O único vento permitido é de um ventilador, comprado em um Armazém Conveniência, objeto capitalista que contrasta com a atmosfera atemporal apresentada. As ações iguais e repetitivas direcionam o espectador ao conformismo.

“Quando você quer chegar em um lugar, é só sonhar, porque você já está naquele lugar” diz-se. O elenco inclui Otto e Viviane Pasmanter. O existencialismo resignado modifica a figura do vento, que se vier, como figura do novo, sujará a normalidade do que se esta ao redor. A música, de Paul Webb e Beth Gibbons em “Mysteries”, do final, com camera lenta, perde o foco do roteiro, direcionando a um novo caminho, desvirtuando-se completamente pelo melodrama poético.

A Sinopse

Uma cidadezinha isolada no Brasil fica sem vento. Os habitantes do local começam a agir de forma estranha, sem esperança. E, em meio a isso, um menino quer mudar sua vida e realizar um grande sonho.

O Diretor

Iniciou como diretor em 2000 com o vídeo Maçã, para o Festival do Minuto. Roteirizou e dirigiu quatro curtas-metragens em película. Em 2004, seu curta Gêmeos ganhou o primeiro lugar no Festival Internacional do Minuto.